Watson e o Behaviourismo

Dizia Watson:Dai-me uma dúzia de crianças sadias, bem constituídas, e a espécie de mundo que é necessária para educá-las, e eu comprometo-me, tomando-as ao acaso, a formá-las de tal maneira que se tornem um especialista da minha escolha, médico, comerciante, jurista e mesmo mendigo ou ladrão, independentemente dos seus talentos, inclinações, tendências, aptidões, assim como da profissão e da raça de seus antepassados.
(Watson, Apud Piaget e Fraisse, Tratado de Psicologia Experimental)

Comenta esta fase, referindo que importância atribuía Watson à hereditariedade e à educação.

Porque é que se diz que com Watson se dá a ruptura definitiva com a Psicologia de tipo filosófico e se afirma a Psicologia científica?


Watson defendeu a adopção de métodos objectivos de observação, para permitir um fácil acordo entre vários observadores.Segundo a teoria de Watson a observação objectiva é apenas aplicável a dois tipos de elementos: os estímulos (do ambiente) e o comportamento (respostas motoras e verbais, indicadores fisiológicos).Este investigador rejeita teorias sobre mecanismos mentais inverificáveis, suprimindo da psicologia conceitos cujo seu conteúdo é subjectivo. Watson apresenta assim uma nova concepção do objecto da psicologia, o behavior, considerando a reacção determinada por um estímulo do ambiente, ambos observáveis e verificáveis. Introduz então o uso sistemático do método experimental, com o objectivo de investigar a rigor os estímulos e as respostas desencadeadas por eles.Os limites da teoria behaviorista resultam no determinismo ambiental. E com todas essas mudanças deu-se uma ruptura definitiva na psicologia de tipo filosófico e a afirmação da psicologia científica.