Piaget


Com Piaget supera-se a concepção do determinismo biológico (inatismo) e do determinismo ambiental (do meio).
O que se entende por determinismo biológico? E por determinismo ambiental.
As estruturas mentais do sujeito evoluem ao longo dos primeiros 12/15 anos de vida.
A criança até 5-6anos tem um pensamento intuitivo ("o que parece é").
Explica a seguinte expressão: R = f (S - P)
Durante muito tempo o estudo do conhecimento num de dois pólos opostos: o empirismo e o racionalismo.Superando esta oposição Piaget defende que o conhecimento é sempre uma interacção entre o que se apresenta de novo e o que já sabemos - construtivismo. Para ele, aprender é construir modelos para interpretar a informação que recebemos e a tornar significativa.Para o construtivismo as estratégias de aprendizagem implicam não só o comportamento observável mas também os processos mentais. Por isto, a essência do conhecimento é a operação mental, ou seja, conhecer é usar, transformar, compreender o processo de transformação, etc. O nosso conhecimento é como um mapa que construímos para nos orientarmos na realidade. A utilidade das nossas estruturas mentais são dinâmicas, estão em constante evolução para nos adaptarmos à realidade, essas mudanças são quantitativas (saber mais) e qualitativas (saber melhor).Na psicologia, a concepção de Piaget mostra o comportamento como resultado de uma relação interactiva entre uma personalidade e uma situação. O cognitivismo tem um grande impacto na pedagogia, por reconhecer a evolução das estruturas mentais da criança.